Vercon Industrial - Fabricação e Montagem de Objetos Metálicos  
Estacas Metálicas
Helicoidais
Descrição
Vantagens
Corrosão
Garantia

Saiba Mais
  Institucional
  Como Chegar
  Fale Conosco

Atestados e
Certificados Técnicos

Ensaios e
Projetos
Conheça a
Vercon Industrial

UMA ALTERNATIVA VANTAJOSA!

É uma alternativa técnica e economicamente vantajosa em relação as fundações tradicionais. As estacas helicoidais são particularmente eficazes como base de equipamentos, fundações de torres, fundações de galpões, fundações de construções leves, ancoragerm de gasodutos, cortinas atirantadas, etc...

 

UM CÁLCULO PRECISO!

 

A Estaca Metálica Helicoidal se divide em duas partes: Seção Guia, onde são estrategicamente soldadas placas de aço dobradas em um passo de rosca (hélices) a um tubo central, e Extensões, que são compostas por barras quadradas ou tubos de aço especial de 2 a 12 polegadas de lado ou diâmetro.

 

UMA BASE SÓLIDA!

 

Cada hélice desempenha o papel de elemento suportante podendo acomodar-se a uma carga específica de tal forma que a superposição de várias hélices permite atender às mais elevadas solicitações. Não necessita de apoio sobre maciços rochosos.

 

 

NENHUM OUTRO SISTEMA DE FUNDAÇÃO PROFUNDA OFERECE UMA SOLUÇÃO TÃO SIMPLES E RÁPIDA DENTRO DAS CONDIÇÕES ABAIXO:

 

• Lençol freático elevado
• Solos contaminados
• Solos com baixa capacidade portante
• Locais de acesso difícil ou alagados
• Locais com espaços reduzidos de trabalho
• Velocidade de instalação

 

Simplicidade de projeto é uma das grandes vantagens das Fundações Metálicas Helicoidais. O elemento básico da fundação ou âncora consiste numa seção guia com múltiplas hélices projetadas para resistir ao torque de instalação. Seções de extensão podem ser adicionadas e tem como função levar a seção guia à profundidade de projeto.
Mais de 35 anos de pesquisas, engenharia, desenvolvimento de produtos e testes, resultaram no aperfeiçoamento e amadurecimento na arte de execução de fundações e ancoragens com hastes helicoidais.

Nossas fundações são projetadas para suportar ao estres de torção, flambagem e esforços laterais. O aço de alta resistência das hélices distribui as forças de tração e compreensão.
A seção circular das fundações transfere para o solo os esforços laterais, compressão, tração e torção. Âncoras de estais são projetadas para suportar as cargas de tração de torres estaiadas. Os parâmetros do solo requeridos são disponíveis nas sondagens SPT (Standard Penetration Test), tais como tipo de solo, resistência (N), nível do lençol freático, etc.

 

Com estes parâmetros bem como as cargas incidentes nas fundações é possível escolher a fundação e a ancoragem mais adequada.
Quando se encontra construções que demandam baixo ruido de instalação, controle das vibrações, mínima remoção de solo ou nível d’agua associado à escavação, o Sistema VÉRTICE é o mais indicado.
Podemos aumentar a capacidade de carga de uma Âncora ou Fundação de quatro maneiras:
• Aumento do diâmetro das hélices
• Aumento do número de hélices
• Instalação com maior profundidade
• Aumento da quantidade de estacas.

Logomarca da Vercon Industrial Vértice Engenharia
R. Paulo Afonso, 842
Santo Antônio
CEP 30350-060 - Belo Horizonte/MG
Contatos
Telefone: (31) 3342-3757 / 3296-7525
ivan@vercon.com.br
roberto@vercon.com.br